sexta-feira, 19 de junho de 2009

SISTEMA DIGESTÓRIO

O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.





BOCA



A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.

1. Características dos dentes



Os dentes são estruturas duras, calcificadas, presas ao maxilar superior e mandíbula, cuja atividade principal é a mastigação. Estão implicados, de forma direta, na articulação das linguagens. Os nervos sensitivos e os vasos sanguíneos do centro de qualquer dente estão protegidos por várias camadas de tecido. A mais externa, o esmalte, é a substância mais dura. Sob o esmalte, circulando a polpa, da coroa até a raiz, está situada uma camada de substância óssea chamada dentina. A cavidade pulpar é ocupada pela polpa dental, um tecido conjuntivo frouxo, ricamente vascularizado e inervado. Um tecido duro chamado cemento separa a raiz do ligamento peridental, que prende a raiz e liga o dente à gengiva e à mandíbula, na estrutura e composição química assemelha-se ao osso; dispõe-se como uma fina camada sobre as raízes dos dentes. Através de um orifício aberto na extremidade da raiz, penetram vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo.

2. Língua


A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: amargo (A), azedo ou ácido (B), salgado (C) e doce (D). De sua combinação resultam centenas de sabores distintos. A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfície da língua, não é homogênea.


Camilla Valeriano Oliveira Melo












































































8 comentários:

  1. O tema é bastante interessante, e a forma de organização do blog, está excelente para compreensão! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, o conteúdo tá bastante informativo!!
    Abraço
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Muitoo boom
    adoreei!
    =)

    Débora

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog,bastante criativo e informativo.
    Um abraço Ariany

    ResponderExcluir
  5. Sistema Digestório é muito interessante! Gosto muito desse assunto.
    Adorei a matéria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. mt mt bom
    explika td direitinhu adorei
    paraabem para quem kriou esse bloog

    ResponderExcluir